A floresta e a escola (2025)
Trilha Sonora Original por Trama Fantasma
Entre os anos 1940 e 1970, uma escola primária funcionou dentro da Floresta da Tijuca - uma das maiores florestas urbanas do mundo, localizada na cidade do Rio de Janeiro. A escola, que recebeu o mesmo nome do prédio em que ficava sediada, O Barracão, era voltada para atender as crianças de famílias que moravam e trabalhavam no Parque Nacional da Tijuca.
Sete décadas depois, a neta da primeira professora a lecionar n’O Barracão retorna ao local para saber como era essa escola, o que aconteceu com o lugar e com as pessoas que estudaram ali. Essa história inacabada se mistura à história de amor dos seus avós, que lá se conheceram.
Reunindo imagens atuais e de acervo familiar, costuradas por uma narração em off, o filme de Renata Catharino e Rafael Zacca constrói um percurso poético-reflexivo que passeia por fatos da história pública, saberes da floresta e memórias afetivas.
Em meio à comemoração dos 100 anos do Manifesto da Poesia Pau-Brasil de Oswald de Andrade, que saudava a "base dupla e presente: a floresta e a escola" do Brasil, assistimos o desabrochar da ideia de que a floresta também ensina.
​
Direção: Renata Catharino e Rafael Zacca
Produção: Continente Produções